04/12/2020

Clive Staples Lewis ou, simplesmente, C. S. Lewis, é um dos autores mais conhecidos e lidos no mundo. Seus livros possuem gêneros literários variados. Alguns de ficção, outros de apologética, mas sempre transmitindo mensagens cristãs de grande impacto. Lewis foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão (1898-1963). Tem nacionalidade irlandesa e nasceu em Belfast, no dia 29 de novembro de 1989.

Sua caminhada possui várias etapas, desde o período em que foi à guerra, passando pelo ateísmo e, finalmente, o momento mais especial de sua existência, a fé cristã, quando se tornou um dos cristãos mais amados, respeitados e influentes no mundo. Desde a infância, Lewis tinha imaginação fértil e vasta criatividade. Além disso, ele foi influenciado por um ambiente especialmente cultural. Sua família possuía uma biblioteca particular bem abastecida, onde o pequeno sonhador gastava horas lendo literatura clássica.

Ingressou na University College, em Oxford, Inglaterra, aos 18 anos (1916). Contudo, seus estudos foram interrompidos pelo serviço militar, pois Lewis esteve na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O autor serviu nos campos de batalha da França. Aos 22 anos (1918) regressou à Oxford e concluiu seus estudos. Graduado em Línguas e Literaturas Clássicas, foi admitido como professor nas universidades de Oxford, onde se graduou, e também nas universidades de Cambridge.

Depois de ter vivido um período como ateu, C. S. Lewis retornou à fé cristã no início da década de 1930, e permaneceu na Igreja Anglicana. Durante a Segunda Guerra Mundial, a emissora BBC (British Broadcasting Corporation) o convidou para fazer palestras transmitidas pela rádio. Seus discursos mudaram a vida de muitas pessoas. Nesta época, o escritor ficou conhecido por suas palestras e por seus escritos.

Suas obras já venderam mais de cem milhões de cópias em todo mundo, dentre elas estão a série de sete livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Nárnia, Cristianismo Puro e Simples, Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, Milagre, O Regresso do Peregrino, O Problema do Sofrimento, Trilogia Espacial: Além do Planeta Silencioso, Perelandra, Aquela Força Medonha, Surpreendido pela Alegria, Os Quatro amores, A Abolição do Homem, Alegoria do Amo, Oração – Cartas a Malcolm.

Dois anos antes sua morte, Lewis começou a ter problemas de saúde e foi diagnosticado com uma inflamação nos rins que resultaram no envenenamento de seu sangue. C. S. Lewis chegou a sofrer um ataque cardíaco e entrar em coma no ano de sua morte. Após receber alta, passou uns meses em sua casa, afastado das atividades acadêmicas. Ao fim daquele ano, precisou ser internado, dessa vez, diagnosticado com estágio final de insuficiência renal. O escritor faleceu no dia 22 de novembro de 1963, perto de completar 65 anos.

Para encontrar livros do autor em nossa loja virtual, clique aqui.

Ver conteúdo completo
Anterior O mês Dezembro e o Natal
Próximo Brennan Manning

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Próximo Post

Fechar

Comentário Judaico do Novo Testamento – David H. Stern

23/01/2020
Fechar